Anúncios

Lista de Convidados – Parte II

9 abr

Esse é um assunto que rende muitas dúvidas e dificuldades.

Talvez a sua dúvida seja a minha e talvez a minha dica ajude você. Como a missão do blog é compartilhar e promessa é dívida, essa é a  parte II da série sobre Lista de Convidados.

No primeiro post foram dadas dicas e sugestões de como elaborar uma lista. Não deixe para fazer isso em cima do casamento. É importante respeitar o check list e começar 1 ano antes, porque a lista e todas aquelas fases de conversa e negociação leva em média 3 meses para ser concluída.

Elaborada a lista por ordem alfabética e já feita aquela disposição de 25% do número de convidados para pais do noivo, 25% para os pais da noiva e 50% para os noivos (essa é apenas uma sugestão), é importante alimentar a lista com os nomes, endereços e os respectivos acompanhantes que também integram a lista de convidados.

Por exemplo:

Situação 1

Vocês convidarão um amigo e ele tem uma namorada. Faça a lista com o nome dele e ao lado adicione 1 acompanhante. O que totaliza 2 convidados.

Situação 2

Seus pais convidarão uma família de amigos (pais e 2 filhos). Faça a lista com o nome do cabeça da família, geralmente o pai. Adicione ao lado 3 acompanhantes (esposa + 2 filhos). Totalizando 4 convidados.

Essa lista hipotética com a situação 1 e 2, totaliza 6 convidados e 2 convites.

Veja como é importante você começar esse trabalho cedo, pois essa contagem será fundamental na hora de contratar o fornecedor e o número de convites e a elaboração do endereçamento.

Um outro ponto essencial diz respeito aos convidados que irão para a cerimônia religiosa e aqueles que além da celebração, também estão convidados para a festa.

Claro que o ideal é que todos os convidados possam comparecer tanto a cerimônia na igreja como na festa, mas no mundo real – infelizmente – existe o tal do orçamento e os cortes. Nesse ponto é que entra o famoso, famigerado, deselegante, necessário e popularmente conhecido  “vale-empada”.

No exemplo acima da situação 2, suponhamos que seus pais queiram convidar toda aquela família, mas apenas 1 dos filhos foi contabilizado como convidado. Nesse caso, dentro do convite haverá apenas 3 senhas individuais (o nome correto do cartãozinho).

É chato delimitar número de convidados com senhas individuais? É, vamos reconhecer isso e não vamos negar. Porém, essa é uma realidade a que todo mundo já está habituado. Afinal, ninguém aqui é filho de Eike Batista se cuida Thor !!!

No exemplo da situação 1 nem precisaria incluir as senhas individuais, pois o amigo e a acompanhante são convidados tanto da cerimônia como da festa, mas por questão de praticidade e uniformização dos convites, é melhor incluir as senhas.

E eis que temos um outro ponto importante: o R.S.V.P (respondez s’il vous plait) – responda, por favor – que é a confirmação para a recepção, que vem com um número de telefone e o nome do responsável que receberá as ligações. Muitos cerimoniais trabalham hoje em dia com a confirmação através do próprio site do cerimonial.

Se no seu casamento todos os convidados da cerimônia religiosa, também comparecerão à festa, inclua o R.S.V.P no próprio convite, se você vai utilizar as senhas individuais, o R.S.V.P deverá constar no verso do cartãozinho referente à recepção.

No Brasil o R.S.V.P é mais respeitado em algumas cidades, outras não. Para isso existe o R.S.V.P ativo, quando o cerimonial liga para o convidado e pede a confirmação para a festa.

O R.S.V.P é importantíssimo porque dele depende os ajustes finais para bebidas, buffet etc. É o momento que se contabiliza de fato quantos convidados comparecerão ao evento e deve ser feito até 7 dias antes da festa.

Noivinhas esse post ficou gigante de enorme, não foi?! Não sei nem se você teve paciência para ler até aqui.

Se você foi destemida até esse ponto, decidir que vou tratar sobre as formas de endereçamento dos convites num post específico, não quero cansar a beleza de vocês em frente ao computador.

Então não me abandone e volte para ler um próximo post sobre esse assunto.

E no final tudo será uma festa.

Anúncios

4 Respostas to “Lista de Convidados – Parte II”

  1. Loura da Escada 09/04/2012 às 19:16 #

    Amei!!!!

  2. ocasamentoideal 10/04/2012 às 9:54 #

    Nossa compartilho de tudooo que você escreveu!!!
    A lista é algo super complicado e sempre gera dúvidas e angústias!! Hehehe!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: