Anúncios

Operação casamento: estilo e orçamento

7 mar

Tudo lindo e maravilhoso: você encontrou o homem da sua vida… seu amor!!! E VIVA, é tão recíproco que ele pediu a sua mão em casamento.

Você sai por aí toda feliz e eufórica, exibindo o anel/aliança e quase pendurando uma placa no pescoço: NOIVEI

Passada essa fase inicial e atendendo aos chamados da realidade, você terá que sentar com o seu noivo e futuro marido, para tomar a primeira decisão de muitas outras na vida de casados que envolve orçamentos e finanças.

Não é romântico, nem cor de rosa, a minha agenda de noiva é rosa, mas é um tipo de conversa super necessária e super natural.

Hoje em dia a faixa etária dos noivos não é a mesma dos nossos pais. Os noivos estão casando depois de se estabilizarem profissionalmente, portanto mais velhos, e consequentemente gerenciando suas próprias contas. Então, é comum que os próprios noivos banquem as suas festas. Esse é o caso nº 1.

Porém, não é raro encontrar pais de noiva ou noivo que ainda desejem financiar a festa dos filhos. Esse é o caso nº 2.

Essa introdução toda é pra dizer que aquela conversa que citei acima sobre o orçamento, pode ser a dois (somente os noivos), entre quatro pessoas (noivos e pais de um deles), ou entre seis (todo mundo dando pitaco).

Se seu caso é o nº 1 ou nº 2 em algum momento vocês deverão se reunir para conversar sobre quanto será gasto, o estilo da cerimônia/festa e o orçamento de tudo.

É preciso ter em mente algumas variantes nessa equação:

  • qual a igreja será a escolhida (falo como católica, mas abro os comentários para que digam como é em outras religiões), pois há um valor a ser pago que pode variar muito de igreja para igreja;
  • se será ou não climatizada (a cerimônia religiosa);
  • se será uma festa para muitos ou poucos convidados (é importantíssimo definir a quantidade de convidados, porque haverá um impacto no buffet, bebidas, doces etc);
  • se será um casamento tradicional ou um mini wedding;
  • o horário do casamento (manhã, tarde ou noite);
  • se a festa será numa casa de eventos, restaurante ou se será num hotel, praia, fazenda, campo;
  • e se haverá casamento civil (ou religioso com efeitos civis) e se o casal fará um pacto antenupcial (valores pagos em cartório).

Essas são as primeiras decisões para serem tomadas para um fechamento de orçamento prévio e como dá pra perceber, são questões bem particulares que podem ser bastante diferentes de família para família, de noiva para noiva, dependendo muito do que cada um deseja e sonha.

Vamos combinar que um casamento à noite, por exemplo, tem um custo maior do que um casamento de dia.

Os envolvidos devem estar seguros e convictos de qual estilo terá o casamento e não esqueça que essa é uma festa para celebrar um momento de união e amor.

Portanto, noivinha planeje e seja feliz.

Anúncios

5 Respostas to “Operação casamento: estilo e orçamento”

  1. www.commode.com.br 07/03/2012 às 23:38 #

    Outro gasto que acho bem relevante é decoração!

    Aqui em SP, os top decoradores não cobram menos do que 6 dígitos em decorações de casamento… Se for esse o objetivo, é uma variável importante do orçamento também!

    Bjosss

    • lyannavanessa 08/03/2012 às 7:42 #

      Dependendo do estilo do casamento, sem dúvida o gasto com decoração pode ser facilmente a maior quantia a ser desenbolsada num casamento.
      E as flores? Algumas são uma fortuna!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Escolhendo profissionais para seu casamento « Noiva de Evasê - 12/03/2012

    […] que já falamos sobre orçamento e planejamento e ainda sobre check list nesses posts aqui e aqui? O assunto que vamos tratar agora tem tudo a ver com o planejamento, com o check list e com […]

  2. Mini Wedding « Noiva de Evasê - 15/03/2012

    […] cabe ao casal ou a família, lembra do post que falamos sobre o estilo de festa e orçamento aqui. Então, esse é o momento de definir o que é mais o perfil do casal, pois teoricamente é um […]

  3. Lista de convidados – Parte I « Noiva de Evasê - 03/04/2012

    […] série de posts sobre planejamento, falamos sobre estilo e orçamento nesse post aqui e sobre o check list aqui. É importante retomar esses dois assuntos, porque eles serão uma […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: