Música da Igreja

24 abr

Quando digo que casamento é um mundo de detalhes vocês ainda duvidam de mim, não é?!!??!

De jeito nenhum, porque afinal vocês estão na mesma situação que eu, correndo alucinada de um lado para o outro, mas noiva não corre, saltita por aí de felicidade (sem e com exageros)!!!!!

Mas falando sério, realmente  a gente corre muito, porém são doces preocupações e enquanto estiver assim tá tudo bem!!!

E vocês já estão na fase do check list em que se deve contratar os músicos da igreja?! Vocês já pensaram nas músicas da cerimônia religiosa?! Pois é, também temos que resolver isso.

Amo música e escolhê-las é tão legal quanto degustar bem-casado (sem e com exageros) !!!

Isso pode ser meio complicado para os noivos quando não estão muito por dentro do repertório de música clássica ou erudita, mas não fique tão aflita. Quando vocês contrataram os músicos, eles indicarão uma lista de músicas e muito disponibilizam CD’s, vídeos etc para que você possa ouvi-las e fazer suas escolhas.

As músicas, tanto quanto outros detalhes, marcam e fazem a diferença entre uma cerimônia e outra, portanto tente ao máximo fugir de músicas clichês que você já cansou de ouvir por aí em tantos outros casamentos.

Pra fazer isso você realmente tem que se dispor a ouvir os compositores clássicos e músicas religiosas. Reserve um tempo pra isso e quem sabe, seu noivo e você se apaixonam por música clássica e talvez descubram uma em particular que marque o casal.

Cada etapa da cerimônia uma música

A gente sabe que tem a entrada dos padrinhos, pais, pajens e damas, noivo, a entrada emocionante da noiva, cumprimentos, saída e cada momento desse deve ser marcado por um clima, uma atmosfera diferente. Por exemplo, uma música muito séria ou solene demais não combina com a entrada das daminhas ou com os cumprimentos. E a música da saída também não pode ser séria e sim bem animada, porque já inicia o clima da festa.

Converse com os músicos sobre cada um desses momentos, o que a experiência deles recomenda, qual o sentimento que você espera passar em cada momento.

É preciso conversar também com o padre que irá celebrar o casamento, pois muitas igrejas aceitam apenas músicas sacras ou clássicas.

Cuidado com os modismos

Acho que vocês já estão cansadas de ler aqui, que recomendo muitíssimo que o casal deixe fluir sua personalidade e gostos durante toda a cerimônia, do início ao fim do casamento.

Porém, a minha opinião é que o instante da celebração deve ser marcado por tudo que parecer atemporal. Aquela baladinha romântica que está super na moda e que é a cara de vocês ou aquela música que não deixa ninguém parado… tudo isso pode ficar para hora da bombação da festa.

Mas lembre-se: o seu casamento É O SEU CASAMENTO e a minha opinião é só uma sugestão. Cabe a você decidir se vai mesmo colocar um Ramones ou Ivete Sangalo como música dos cumprimentos ou para a saída.

E como cada casamento pode e deve ter um estilo diferente: na praia, no campo, durante o dia e, principalmente, se não for celebrado dentro da igreja, você tem muito mais liberdade em ousar e fazer a música casar com o tipo de celebração.

Não caia em armadilhas

Se você e seu amor se apaixonaram pela Nona Sinfonia de Beethowen ou qualquer outra música que precise de um grande número de pessoas no coral ou orquestra para a execução, cuidado se algum profissional defender que pode tocá-la em “versão reduzida”.

Há algumas peças que exigem uma grande quantidade de músicos, caso contrário o efeito pode ser uma decepção total!

Então como o casal dispõe de um orçamento (o nosso melhor amigo durante a organização do casamento), sempre pergunte ao profissional que você irá contratar qual o número mínimo de músicos para executar a música que vocês escolheram, a sua verba pode não permitir mais de 3 ou 5 músicos.

Harpa

Se você sonhou com uma celebração delicada, a harpa pode ser a sonoridade que está buscando.

Poucas pessoas recorrem a ela e esse pode ser o diferencial do seu casamento, que vai ficar cheio de magia com o efeito que esse instrumento pode causar e além se ser lindo e deslumbrante, pode ser mais econômico do que contratar 5 músicos para a celebração.

Mais um assunto para você pensar antes de dormir!!!

Uma resposta to “Música da Igreja”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Música para entrada dos padrinhos « Noiva de Evasê - 10/05/2012

    […] depois que fiz aquele post sobre a música da igreja (clica pra ler), fui fazer minhas pesquisas e lembrei de […]

Deixe um comentário